Notícia

Aspirado x turbo

Publicado: 17 de junho de 2011 - Por: Redação

     Quando se fala em preparação logo lembramos dos carros turbos e dos carros aspirados, são os dois tipos mais comuns, mas no que consiste essas preparações? Confira no post que preparamos pra você.

Aspirado

    Preparar um aspirado significa aumentar a capacidade de admissão da mistura ar-combustível do motor, através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível, o modo mais comum de se fazer isso é utilizando carburadores, filtros e válvulas maiores, além dos comandos mais agressivos, que permitem um maior tempo da abertura das válvulas. Segundo o Best cars Web, o custo de uma preparação aspirado é menor do que o turbo quando o aumento da potencia é ate 30%. Mas a preparação aspirada tem o seu lado ruim, ela requer mais tempo e  causa a diminuição no torque do carango, e em alguns casos prejudica a marcha-lenta, é bastante indicada para competições de arrancada, já que o carro é pouco utilizado em baixas rotações.

Turbo

    A preparação turbo consiste em instalar um coletor de escapamento junto a um turbocompressor, esse compressor é dividido em duas partes. A parte quente, acionada pelos gases do escapamento resultantes da queima, aciona a parte fria da turbina, que comprime a mistura ar-combustível dentro dos cilindros, gerando mais pressão no interior dele e consequentemente maior potência. As vantagens mais notáveis na preparação turbo é no aumento do torque, já que na maioria dos aspirados ele é reduzido, o resultado da preparação é notado mais rápido do que na preparação de um aspirado, e é indicado principalmente para carros de baixa cilindradas como os 1.0, em carros comuns  as pressões indicadas variam entre 0,4 a 0,7 bar, pressões acima disso são recomendadas para carros mais preparados, ou seja, que apresentem melhorias na estrutura do motor, ou carros de cilindrada mais elevada.

Vídeos

Aspirado

Aqui na Pb temos um grande exemplo de preparação aspirada, o Civic Si "black bull" confira aqui um video do brinquedinho

 [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=POHP3DfNkNY]

E o fusca preparado pela sportsystem em 2007

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=v1LTCMgVJ2A]

Turbo

Os fuscas mais rápidos do Brasil são de uma preparação turbo, confira:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9BA3ybKZTqc&feature=related]

Gol turbo de "peninha":

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=07ajR7FvAeo]

Fontes: Best cars web e Spa turbo

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!