Notícia

Conhecemos o Grand Siena de perto; Confira

Publicado: 13 de abril de 2012 - Por: Redação

Por Diego Germán de Paco e Vitor Tavares

*Primeiro veículo de comunicação da Paraíba a apresentar em detalhes o Fiat Grand Siena

Renault Logan, Renault Logan, Renault Logan... Se a trilha Sonora tocada no centro de desenvolvimento da Fiat em Betim (Minas Gerais), e no Centro Stile Fiat (Itália) pudesse ser uma locução, a voz do CEO, o Italiano Sérgio Marchionne não falaria outra coisa a não ser: Renault Logan.

A francesa foi a pioneira em pensar nos consumidores de sedans-compactos dos países emergentes, que muitas vezes o usam como único carro da família, e assim sendo conceberam o carro de proporções generosas para a categoria, a um custo um tanto "aceitável" pro bolso do consumidor. O resultado não podia ter sido outro, o Logan foi um grande sucesso.

A Chevrolet se mexeu e desenvolveu o Cobalt. E a Nissan e a Ford, trouxeram seus carros mundiais, Versa e New Fiesta respectivamente, oriundos do mercado norte-americano.

A Fiat muito atenta aos anseios do mercado, não ficou para trás e resolveu que um simples "banho de loja" no Siena já não resolveria tamanha concorrência, dando-lhe assim a glória que poucos carros nacionais possuem: Um sobrenome de respeito e elegância. Em termos gerais como o próprio nome sugere, ele ganhou personalidade, espaço, e requinte, tudo isso numa medida friamente calculada, para não fugir do preço inicial de R$38,700 pelo 1.4 com direção hidráulica, vidros e travas elétricas.

Falando nisso, se o interesse for investir R$52,200 em um sedan 1.6 (preço do Grand Siena completo, com todos os opcionais possíveis), recomendamos fortemente mais uma voltinha no showroom da Fiat, mais precisamente com uma olhada atenta ao Linea, obviamente se o seu coração não bater mais forte pelo Grand.

Ao vivo ele impressiona, seu desenho elegante recebeu uma atenção diferenciada, e uma ruptura na tendência do Palio ter a mesma frente do Siena "convencional", afinal, seu público é outro. Se você tiver interesse apenas em espaço, a gama Fiat continuará apresentando a geração já conhecida como Siena EL 1.0 e 1.4 para concorrer com Prisma, Fiesta RoCam sedan, e Voyage.

O motor E.torq 1.6 16v de 117 cavalos com Etanol merece destaque: Tem como origem o motor Tritec (de engenharia BMW), empresa adquirida em 2008 pela Fiat, que em conjunto com o câmbio Dualogic automatizado oferece bom desempenho para a categoria, e uma confiabilidade construtiva excelente.
A versão de entrada vem equipada com um 1.4 EVO, o mesmo que equipa o Novo Uno, e rende 88 cavalos.
Outrora criticado pela imprensa especializada, em um breve test-drive realizado pela equipe CarangosPB foi possível confirmar uma evolução no mapeamento eletrônico deste câmbio, gerando trocas de marcha muito mais suaves, e dependendo da intensidade da aceleração, por vezes similar a um câmbio automático convencional. Ainda apresenta como opcional as borboletas de troca no volante. Ponto positivo!

A suspensão também nos agradou, e apresentou uma evolução em relação à antiga. Ela filtra as imperfeiçoes do solo de forma menos "gelatinosa" oferecendo uma maior estabilidade (ponto critico do antigo Siena) sem afetar o conforto geral.
A direção dependendo da versão é forrada em couro, e o acabamento geral, apesar de um pouco pobre, se esforça para cativar o provável comprador, com apliques de plástico brilhante do tipo Black Piano no painel.
Apesar do aumento no entre eixos, o espaço interno é criticável para pessoas acima de 1.80m, como este que vos escreve, nem tanto na área frontal, mas no espaço traseiro para cabeças e pernas, algo semelhante a um Voyage.

Se faz necessário elogio no que diz respeito ao atendimento oferecido pela Fiori João Pessoa, empenhada em tirar todas as dúvidas, se destacou positivamente com funcionários dinâmicos e cordiais.

Ficha Técnica do modelo avaliado pelo CarangosPB:

Assista ao vídeo e conheça melhor o Grand Siena:

 

CarangosPb Fiori Grand Siena João Pessoa Novo Siena Paraíba

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!