Notícia

Novo padrão Mercosul de placas estréia em janeiro

Publicado: 30 de maio de 2016 - Por: Redação

O Brasil recebe a partir de janeiro do próximo ano o novo padrão Mercosul de placas. Como explica a resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da última sexta-feira, 27, os carros novos passarão a contar com a inédita placa a partir de 1º de janeiro de 2017. Veículos que estejam sendo transferidos de município ou precisem repor a placa também seguirão a medida. Ainda de acordo com o órgão, todos os veículos em território nacional deverão ter trocado as placas pelas novas até 31 de dezembro de 2020.

Inicialmente, as novas placas seriam adotadas pelos veículos em janeiro deste ano, mas a medida foi adiada pelo Contran em abril de 2015. O motivo para esse adiamento foi a não conclusão do sistema que criaria as novas combinações de letras e números.

Já em vigor na Argentina e Uruguai, as novas placas de identificação padronizadas para os países integrantes do Mercosul têm fundo branco, quatro letras e três números. A categoria de veículos é indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomática (dourado) e colecionador (prateado).

Na parte superior da placa, há uma tarja azul com o nome do país e sua bandeira e o emblema do Mercosul. No Brasil, diferente do que ocorre na Argentina, haverá também identificação do estado e município. Um sistema integrado de consulta compilará dados sobre o veículo e o proprietário, incluindo eventual histórico de roubos e furtos.

Fonte: Estadão

Brasil Contran Mercosul placas

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!