Notícia

Conhecemos o Renault Mégane RS, esportivo com sangue francês; confira

Publicado: 17 de março de 2015 - Por: Redação

Por Vitor Tavares

Paquerando o mercado nacional desde 2013, o Renault Mégane RS continua com futuro incerto no Brasil. Até o momento, a montadora ainda não anunciou a vinda oficial do carro ao nosso país, e as duas unidades do esportivo que estão em terras canarinhas, sendo uma na versão Cup (voltada para as pistas) e a outra Sport (mais luxuosa) foram trazidas com o objetivo de participar de eventos realizados pela Renault Brasil e imprensa - Salão do Automóvel, avaliações da mídia especializada, entre outras ocasiões. Sendo assim, o Renault Mégane RS é, na atualidade, um dos veículos mais exclusivos do país; e para nossa sorte - e de vocês também -, a unidade do esportivo na versão Cup desembarcou em João Pessoa/PB na última sexta-feira. O motivo da sua vinda? Ele será a estrela na inauguração da nova concessionária JCarneiro Renault na estrada de Cabedelo/PB, que acontece amanhã, 18, a partir das 19h.

Renault Mégane RS Cup 10

A convite da JCarneiro, grupo que comercializa os veículos Renault na Paraíba, fomos conhecer o inquieto Mégane RS, hatch produzido em Palencia, na Espanha, e que disputa mercado com Golf GTI e Civic SI. Muita responsa, hein!?

Design cheio de personalidade

No visual do francês, todos os atributos dignos de um veículo visceral: traços musculosos e arrojados, vincos marcantes, linha de cintura elevada e, claro, o tradicional amarelo da Renault Sport.

Renault Mégane RS Cup 6

Renault Mégane RS Cup 29

Renault Mégane RS Cup 7

Destaca-se na dianteira a enorme entrada de ar, faróis de xenônio com máscara negra e o logotipo R.S. Na lateral, os para-lamas alargados a linha de cintura elevada criam a sensação de que o Mégane RS está sempre pronto para o ataque. Rodas de 19 polegadas escurecidas com detalhes contrastantes em vermelho completam o conjunto lateral do francês, enquanto na traseira o destaque fica por conta da saída central de escapamento e aerofólio integrado à tampa do porta-malas.

Renault Mégane RS Cup 11Renault Mégane RS Cup 4

Renault Mégane RS Cup 12

O interior compartilha elementos com a linha Mégane/Fluence, porém com uma pegada mais dinâmica. Ao entrar no esportivo francês em sua variante Cup, a sensação é de estar a bordo de um veículo desenvolvido para as pistas. Os bancos dianteiros são no formato concha, da Recaro (exclusivos desta versão), que agarram os ocupantes em curvas mais acentuadas e contam com cintos de segurança amarelos; as pedaleiras são de alumínio e os instrumentos são analógicos.

Renault Mégane RS Cup 16

Renault Mégane RS Cup 17

Bancos esportivos em formato concha na versão Cup são diferentes dos que estão da configuração Sport, mais luxuosa

No painel e portas, há ainda apliques em fibra de carbono. O volante, que é revestido em couro, conta com costura contrastante em amarelo, bem como a manopla de câmbio, freio de mão e bancos.

Renault Mégane RS Cup 18

Renault Mégane RS Cup 21

A usina de força

Com temperamento agressivo, o hot hatch francês esconde embaixo do capô um bloco 2.0 Turbo de 265 cv e 36,7 kgfm de torque, capaz de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingir 254 km/h de máxima (limitada eletronicamente). Para a loucura dos gearheads, o câmbio é manual de seis velocidades. A tração é dianteira.

Renault Mégane RS Cup 22

Motor 2.0 Turbo gera 265 cv e 36,7 kgfm de torque

Renault Mégane RS Cup 19

Honrando o espírito esportivo, o câmbio é manual de seis velocidades

Para domar toda a potência gerada pelo conjunto mecânico, o francês nervoso vem equipado com freios Brembo, com discos ventilados nas quatro rodas. O modelo oferece ainda controles de tração e estabilidade, que podem ser desligados para uma condução mais esportiva.

Renault Mégane RS Cup 8

Rodas de liga leve de 19" e freios Brembo

Como dissemos lá no início do texto, o Renault Mégane RS ainda não é comercializado de forma oficial no país, chegando até aqui somente através de importação independente, mas, caso passe a vir oficialmente pela Renault, fontes ligadas a marca estimam preços entre R$ 140 mil e R$ 150 mil.

Renault Mégane RS Cup 9

Confira a galeria completa de imagens do Renault Mégane RS: 

[gallery link="file" ids="19231,19232,19233,19234,19247,19246,19240,19244,19248,19242,19241,19243,19245,19230,19229,19239,19236,19237,19235,19238"]

 

Brembo JCarneiro JCarneiro Renault Megane Mégane RS Paraíba Recaro Renault Renault Mégane RS Renault Sport

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!