Notícia

Mercedes-Benz é processada por uso sem autorização de funk carioca

Publicado: 23 de março de 2017 - Por: Redação

Como esquecer o polêmico comercial do Classe A em 2013? A propaganda, que tinha o objetivo de 'jovializar' o hatch alemão, era embalada pelo 'hit' “Passinho do Volante”, “Ah, Lelek, Lek, Lek”. À época, a jogada da Mercedes-Bez foi alvo de muitas críticas negativas. 'Como uma marca premium resolve associar seu produto a uma música como essa?', questionava o público. O tempo passou e o assunto caiu no esquecimento. Mas agora, em 2017, a história voltou à midia. É que a Mercedes e a produtora Furacão 2000 estão sendo processadas por terem utilizado a música sem autorização: o hit não era registrado em nome da empresa, e sim do antigo empresário do grupo “MC Federado e os Leleks”.

Relembre o vídeo:

A história envolvendo a música e o seu registro é mais ou menos assim: o então responsável pelo grupo, Edimar Pedro Santana, registrou o “Passinho do Volante” em seu nome; atualmente ele possui a produtora “Lek Produções”. Pouco após o hit viralizar, o grupo se separou da produtora e assinou contrato, no fim de 2012, com a Furacão 2000. Nessa época, a música “Passinho do Volante” era utilizada pela nova produtora por meio de liminar.

Na época do comercial da Mercedes, a marca entrou em contato com a Furacão 2000, que era quem possuía os direitos da música – mesmo que por liminar. Porém, com o andamento do processo – da briga entre a Furacão 2000 e a Lek Produções -, Edimar Pedro Santana resolveu entrar com uma ação contra a Mercedes-Bez e a Furacão 2000 por utilização indevida de propriedade intelectual.

No ano passado, em outubro, a justiça foi favorável à montadora alemã. Porém, em 13 de fevereiro deste ano, Edimar recorreu e teve o pedido acatado pela desembargadora Denise Levy Tredler, da 21ª Câmara Cível. Por enquanto, não há informação pública de valores de indenização. O que se sabe, até agora, é que o Edimar já gastou 30 mil reais com o processo e espera ser reembolsado pela Mercedes ou pelo Estado, mesmo em caso de derrota.

Classe A Lelek Mercedes-Bez passinho do volante

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!