Notícia

Será? Volvo e Geely estariam planejando fábrica no Brasil

Publicado: 9 de setembro de 2014 - Por: Redação

Da Redação

Depois da Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar Land Rover anunciarem suas fábricas no Brasil, agora é a vez da Volvo mexer os seus pauzinhos. Segundo fontes ligadas ao Estadão, a montadora sueca está planejando, em conjunto com a chinesa Geely, uma fábrica no Brasil. Santa Catarina estaria na frente da disputa para receber a unidade industrial, principalmente pelo fato da logística instalada para as plantas da BMW em Araquari, a ser inaugurada no mês que vem, de motores da GM, em Joinville, e da Sinotruck caminhões, em Lages.

A fábrica, instalada em conjunto com a chinesa Geely, atual proprietária da Volvo, devolveria a competitividade da fabricante sueca perante suas concorrentes. A montadora chinesa compartilhará, a partir de 2016, uma plataforma com a Volvo, batizada de CMA. Por ser modular, a base permite que modelos das duas montadoras tenham características bastante distintas - algo similar com o que já acontece com a MQB, da Volkswagen. A plataforma será usada nas próximas gerações dos modelos Volvo V40, S60, V60 e XC60 e do Geely EC7, além de alguns produtos inéditos.

 Será? Volvo e Geely estariam planejando fábrica no Brasil 1

O Volvo XC90 foi o primeiro veículo desenvolvido após a aquisição da Volvo pelos chineses da Geely

Além das vantagens à Volvo, a nova fábrica ampliaria a presença da Geely no país, que atualmente vende por aqui o GC2 e o EC7, ambos montados no Uruguai com peças importadas da China.

A planta da Audi começa a operar em 2015, em São José dos Pinhais, no Paraná, e a da Mercedes-Benz em 2016, em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

Além disso, a Jaguar deve produzir o novo XE na planta a ser inaugurada, junto com a Land Rover, em Itatiaia (RJ). O primeiro modelo a sair desta linha, em 2016, será o Discovery Sport.

O presidente da Volvo Cars BrasilPaulo Solti, declarou no final do ano passado que o Brasil "não está nem nos planos a médio prazo da empresa". O que teria motivado uma mudança de planos tão rápida?

Fonte: Estadão

Audi Bmw Brasil Fábrica Geely Jaguar Land Rover mercedes benz Santa Catarina Volvo Volvo Cars Brasil

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!