Na Ilha 3, os estudantes assistiram uma apresentação dos cantores Escurinho e Alex Madureira, que produziram um espetáculo de cultura popular com enfoque para o tema “trânsito”. Na Ilha 4, onde o cenário inclui alguns carros velhos amontoados, o espetáculo teve a forma do hip-hop, e a mensagem abordada referiu-se à importância do capacete para os condutores e passageiros de motocicletas, e também à questão da violência no trânsito.
Na Ilha 5, o grupo Varadouro Groove Orquestra defendeu, em sua apresentação, a necessidade de mudança do comportamento no trânsito, enfocando especialmente a questão da segurança e da preservação da paz. Encerrando o ciclo denominado “Circuito Trânsito com Arte”, os integrantes da Companhia de Dança Corpo Livre, do Espaço Cultural, fizeram uma apresentação voltada para as várias cenas que marcam os acidentes de trânsito, inclusive aqueles com vítimas fatais.
Para o primeiro dia do circuito foram convidados 20 alunos da Escola de Teatro de Arena do Espaço Cultural, 90 da Escola Municipal Dom Marcelo (Paratibe/Valentina de Figueiredo) e 65 da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Abreu e Lima, do bairro do Renascer, de Cabedelo.
O “Circuito Trânsito com Arte” terá continuidade na quarta, quinta e sexta-feiras, sempre com sessões às 9h e às 15h. No sábado haverá sessão de encerramento com início previsto para as 17h. No mesmo o público terá a oportunidade de assistir, a partir das 20h30, ao show da dupla paraibana Paulo Sérgio e Daniel.
Depois de Areia, a peça teatral será apresentada ao público pessoense na noite desta quarta-feira (21), no Ponto de Cem Réis, Centro da cidade, e na quinta-feira (22), na Praça da Paz, localizada no Conjunto dos Bancários. Na sexta-feira (23), o grupo se apresentará para o público da cidade de Pocinhos, e no sábado (24) para os moradores do município de Patos. Todas as apresentações serão iniciadas às 18h, segundo informou o diretor Tarcísio Pereira.
Paralamas do Sucesso – Encerrando a programação, a banda Paralamas do Sucesso fará show a partir das 20h de domingo (25) na Praça do Povo do Espaço Cultural. O preço do ingresso é um quilo de alimento não perecível, e os postos de troca já estarão funcionando a partir das 9h desta quarta-feira (21), na Recepção do Espaço Cultural, no bairro de Tambauzinho, e também na Recepção do Detran, no bairro de Mangabeira VII.
Toda a programação é direcionada especialmente aos estudantes, que tendem naturalmente a se transformar em multiplicadoras das mensagens que recebem, conforme ressaltou o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, mas o acesso é aberto a toda a sociedade, tendo em vista o objetivo central da campanha, que é a conscientização de adultos e crianças para a necessidade de mudar o comportamento no trânsito.
Parceria – Segundo o Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) , Rodrigo Carvalho, o apoio cultural da Funesc foi a forma encontrada para educar para o trânsito por meio da arte, valorizando a cultura, os atores paraibanos e incentivando a produção de espetáculos locais.
Ele lembrou que pela primeira vez o Detran da Paraíba estende as atividades da Semana Nacional de Trânsito para outras cidade, considerando que a campanha só acontecia em João Pessoa e Campina Grande.
O Detran também estará utilizando as redes sociais para divulgar as ações da Semana Nacional de Trânsito. fazendo com que a campanha ganhe uma dimensão que jamais foi atingida em outras atividades educativas. Durante a Semana Nacional de Trânsito, as informações poderão ser acessadas através endereço eletrônico www.facebook.com/detrangovpb.
Fotos: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB
Serviço:
Semana Nacional do Trânsito
Data: 18 a 25 de setembro
Hora: atividades diárias às 9h e 15h, com agendamento prévio para grupos escolares
Local: Fundação Espaço Cultural
Shows abertos ao público
Paulo Sérgio e Daniel
Data: 24/09 (sábado)
Hora: 20h
Local: Teatro de Arena
Entrada: Gratuita
Paralamas do Sucesso
Data: 25/09 (domingo)
Hora: 20h
Local: Praça do Povo
Entrada: 1kg de alimento não perecível