BMW: A montadora alemã está cada vez mais perto de confirmar sua vinda para o nosso país. O estado de São Paulo é o mais forte candidato para receber a fábrica, e caso seja escolhido, vencerá uma disputa que envolve os principais estados brasileiros, sendo eles Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, e outros. Segundo publicação do jornal alemão Handelsblatt, São Paulo se mostra o estado mais forte para receber a nova instalação da BMW, devido ao fato de que os fornecedores da empresa já estão instalados no estado. É o caso da Bosch, ZF Friedrichshafen e Continental. Na publicação, o aumento do IPI foi citado como uma tentativa de forçar as montadoras a investir na construção de fábricas locais.
A instalação da Fábrica no Brasil faz parte de uma estratégia de investir no BRIC, o bloco de países que mais rápido se desenvolvem, formado por Brasil, Rússia, China e Índia.
Nissan: A construção da Fábrica da Nissan foi confirmada hoje (6). O local escolhido para a instalação foi a cidade de Resende, localizada no estado do Rio de Janeiro. O investimento para a construção da fábrica será de R$ 2,6 bilhões, e o início da produção está previsto para 2014, a capacidade anual será de 200 mil unidades de modelos desenvolvidos sobre a Plataforma V, criada para os modelos nacionais.
Com a instalação da fábrica, a Nissan pretende atingir o seu objetivo de ser a primeira marca asiática em vendas no Brasil e a quarta maior do mundo em volume de produção. "Assim como ocorrido na China, Rússia e Índia, estamos investindo em regiões que apresentam maior potencial de crescimento", palavras de Carlos Ghosn, CEO da Nissan. "O Brasil tem se mostrado o motor que impulsiona o crescimento do mercado latino-americano. Estamos ansiosos para contribuir para o cenário econômico brasileiro e sua indústria automotiva, no século 21".
Atualmente, no Brasil, a Nissan utiliza as instalações da Renault em São José dos Pinhais, Paraná, lá são produzidos os modelos Livina, Grand Livina, X-Gear e Frontier.
Cherry: A Chery do Brasil anunciou nesta quinta-feira (6), que os planos da construção de uma fábrica em Jacareí, no interior de São Paulo, serão mantidos. Segundo a montadora chinesa “os estudos que fundamentaram a decisão da maior montadora independente chinesa (sem associação com nenhuma outra fabricante de veículos) estão baseados em mercado futuro, em participação efetiva e definitiva da Chery no mercado brasileiro como player permanente”.
A Cherry foi uma das empresas que mais sentiu o aumento do IPI no Brasil, e a construção da fábrica parece ser a solução encontrada pela marca. Na verdade, é isso que o Brasil pretende co