Notícia

Chevrolet Onix tira nota zero em teste de impacto lateral

Publicado: 11 de maio de 2017 - Por: Redação

Por ser o carro mais vendido do Brasil desde o ano passado, o Chevrolet Onix já se acostumou a estar sob os refletores da mídia. O problema é que o modelo nunca passou por uma situação tão negativa como a que está atravessando agora. Recém-reestilizado, o Onix foi submetido aos testes do Latin NCAP, programa de avaliação de carros novos para América Latina e Caribe, e o resultado obtido foi... decepcionante. No crash test de impacto lateral, o hatch compacto recebeu zero estrela para a proteção do passageiro adulto e três estrelas para crianças.

Conforme explica o relatório emitido pelo órgão, o Onix mostrou um desempenho pobre, já que o teste de impacto lateral evidenciou uma compressão alta no peito do passageiro adulto, divulgando uma alta penetração na estrutura. "O Latin NCAP está muito decepcionado com o resultado do Onix. A General Motors estabelece que o Onix é baseado numa plataforma global. No entanto, a versão avaliada pelo Latin NCAP não seria aprovada pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214) aplicadas na Europa e nos Estados Unidos respectivamente. Por que deveria se permitir à GM oferecer na América Latina esse carro com padrões inferiores aos exigidos? Isso mostra claramente o motivo pelo qual é solicitado, de forma urgente, parar com este inaceitável duplo padrão”, disse o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

Após o resultado, o PROTESTE, associação brasileira de defesa do consumidor, solicitou a retirada do Onix do mercado brasileiro. “É uma ofensa à inteligência do consumidor que a General Motors, que afirma que o Onix é baseado numa plataforma global, não tenha tido êxito na versão avaliada pelo Latin NCAP. De acordo com os resultados do teste foi verificado que o carro não seria aprovado pela regulação da ONU (UN95), nem pela Norma Federal de Segurança Veicular dos EE.UU. (FMVSS214), aplicados na Europa e nos Estados Unidos, respectivamente”, comentou o gerente de relações institucionais e mídia da Proteste, Henrique Lian.

Chevrolet Onix tira nota zero em teste do Latin NCAP 1

“Não consideramos que a América Latina seja depósito para carros fora dos padrões exigidos, no entanto, infelizmente, não parece ser a opinião da GM. A PROTESTE, diante dos resultados decepcionantes do Onix, pedirá a sua retirada do mercado”, completou.

Já avaliamos o Chevrolet Onix LT 2017; assista

O resultado decepcionante foi obtido na segunda bateria de testes do NCAP com o Onix. A primeira foi realizada em 2013, quando o carro recebeu três estrelas. Contudo, após a inclusão do teste de impacto lateral, o modelo foi rebaixado. No comparativo com Fiat Palio e Peugeot 208 - os seus concorrentes -, por exemplo, o Onix se mostrou o pior.

Chevrolet Onix Hatch Latin NCAP Onix teste zero

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!