Notícia

Dirigimos a Range Rover Evoque; Confira

Publicado: 1 de abril de 2012 - Por: Redação

Da Redação / Fotos: Vitor Tavares

A Land Rover, em todo o mundo, está atravessando uma fase extraordinária. É incontestável que a marca inglesa, agora controlada pela indiana Tata Motors, esteja passando por um "BOOM" nas suas vendas, ou seja, uma explosão de aceitação no mercado.

No Brasil, os meses de janeiro e fevereiro contabilizaram a venda de 805 unidades da Evoque, é o décimo carro mais importado em nosso país. A chegada da marca na Paraíba, com a revenda Rota Premium, não foi diferente. Em entrevistas, o Presidente do grupo Rota Premium - José Ranulfo, já havia ressaltado "Viemos para a Paraíba em função da grande demanda de clientes. Passamos dois anos estudando o mercado e fazendo planos de negócios". Está explícito nas ruas o sucesso da marca, as "Evoques" infestaram as ruas de João Pessoa.

Assim como outros jornalistas paraibanos, o Carangos PB recebeu o convite para experimentar a Range Rover Evoque. Dirigimos o carro no barro, no asfalto e fizemos duas sessões de fotos, uma urbana e outra Off-Road.

O modelo que recebemos foi a Range Rover Evoque Dynamic Tech 4WD, um carro 2.0 de 240 cavalos de potência, versão de topo da Evoque.

Confessamos que o carro nos impressionou bastante, primeiro quanto ao espaço interno - que visto de fora não parece ser tão grande, segundo pela simplicidade que a Land Rover conseguiu dar aos comandos do interior da Evoque, é tudo bastante intuitivo.

A posição de dirigir é  confortável, os bancos conchas, os mesmos usados em carros de corrida, passam uma sensação de segurança imensa. Ao contrário do que muitos pensam, a altura dos vidros traseiros não comprometem a visão pelo retrovisor interno e, para auxiliar, os retrovisores das portas possuem um tamanho bastante generoso.

Para ativar a Evoque utiliza-se do sistema Start/Stop, ou seja, o condutor entra no veículo com a chave presencial e aciona a partida no botão. Os bancos contam com regulagem de distância, altura e lombar. O sistema de som utiliza de 17 alto-falantes e uma potência de 825w.

O espaço interno é suficiente para cinco adultos e o acabamento apresenta um elevado nível de construção, o interior é todo revestido em couro, exceto no  teto. O painel(com estrutura de magnésio) traz uma tela sensível ao toque na qual você controla todos os comandos de entretenimento e de informações e ajustes do veículo. Além disso,  para nos auxiliar nas manobras, a tela oferece cinco câmeras que monitoram o exterior da Evoque. Para completar, o monitor ainda conta com o sistema dual view que, dependendo do ângulo da visão, o motorista tem a opção de usar o navegador GPS enquanto o passageiro assiste a um vídeo clipe.

[caption id="attachment_4413" align="aligncenter" width="604" caption="Tela sensível ao toque conta com 5 câmeras que auxiliam o condutor em manobras"][/caption]

Empurrado por um motor 2.0 de 240 cavalos de potência a Evoque Dynamic Tech demonstra disposição na aceleração.  O belo ronco do motor, digno de uma personalidade esportiva, pode ser ouvido a partir de 4 000 rpm. O carro avaliado contava com um câmbio automático de seis marchas com drive select, ou seja, ausência de alavanca de marcha, o comando é rotativo.

Para auxiliar a direção, a Evoque ainda conta com o sistema Terrain Response (botão em que o motorista adapta a situação em que o carro vai rodar, como estrada, cascalho, neve, etc).  Para quem quer mais emoção nas trocas de marchas, pode-se utilizar o comando manual Paddle Shift, também conhecido como borboletas. Nas curvas, tanto no asfalto quanto no barro, o controle de   estabilidade e o sistema Terrain Response acionado devidamente, torna quase impossível que o condutor perca o controle do carro. A grande estabilidade é uma forte marca que pudemos notar nessa experiência.

Os únicos pontos negativos que sentimos foi um reflexo formado nos espelhos retrovisores externos, devido a sua borda brilhosa; e o posicionamento do extintor de incêndio, que fica localizado abaixo do painel do carro e impede uma maior movimentação das pernas de quem está sentado no banco do passageiro.

gasolina
Velocidade máxima 217 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,6 s
Consumo urbano 11,5 km/l
Consumo rodoviário 14,5 km/l
Consumo médio 12,7 km/l

Galeria:

[gallery link="file" order="DESC"]

Impressões ao dirigir:

Claiton Zanotelli

Pedro Júnior

Agradecimentos:

Rota Premium

Vídeo:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=onMxhN9pXUU&w=420&h=315]

Conde Evoque Impressões João Pessoa Paraíba Range Rover Rota Premium

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!