Notícia

Audi RS6 que se cuide: Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo

Publicado: 3 de março de 2017 - Por: Redação

A Porsche confirmou na última quinta-feira, 26, uma nova versão para o Panamera: a Sport Turismo - primeira perua da marca. E diferente das outras versões, essa conta com 5 lugares. Ou 4+1, como a montadora prefere chamar, já que o assento traseiro do meio é muito pequeno e há a possibilidade de trocar os 2+1 de trás por dois assentos individuais com ajustes elétricos e tudo mais.

Audi RS6 que se cuide- Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo 9

Com pouco mais de cinco metros de comprimento, quase dois metros de largura e aproximadamente um metro e meio de altura, a perua – ou “nova opção de carroceria”, como a Porsche se refere – é apenas 1 cm mais alta que o “coupé de cinco portas”, como é conhecido o Panamera convencional. De resto, as medidas são bastante próximas. Uma das mudanças ocasionadas por esse crescimento é o porta malas, que ficou 25 litros maior e suporta até 520 litros. Com os bancos rebatidos, a capacidade sobe para até 1.390 litros.

Audi RS6 que se cuide- Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo 7

Audi RS6 que se cuide- Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo 6

Visualmente falando, a tampa do porta-malas tem uma abertura mais baixa, facilitando o carregamento de malas maiores e mais pesadas – pois não precisa de muito esforço até que a bagagem chegue na altura da mala. O teto é um pouco mais alto pela mesma razão.

Audi RS6 que se cuide- Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo 5

Audi RS6 que se cuide- Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo 8

Na parte superior da traseira, o spoiler é adaptativo – chamado de PAA (Porsche Active Aerodynamics) – podendo ser ajustado eletricamente de acordo com a necessidade do carro. Até os 170km/h, ele fica retraído num ângulo de -7 graus para diminuir o arrasto e melhorar o consumo de combustível. No modo Sport ou Sport Plus, ele é alterado a partir dos 90 km/h. Com isso, ele fica num ângulo de 1º para melhorar a performance. E o “PAA” não para por aí: caso o teto panorâmico esteja aberto, o sistema altera o ângulo para 26º, ajudando a diminuir o ruído de vento dentro da cabine. Tudo isso rende um aumento de até 50 kg de downforce sobre o eixo traseiro.

Audi RS6 que se cuide- Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo 10

Audi RS6 que se cuide- Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo 4

Espera-se que o Panamera Sport Turismo pese um pouco mais que a versão normal, pois é fabricada sobre a nova plataforma MSB Evo. Até agora, a Porsche ainda não divulgou o peso exato, apenas os preços e as medidas. Na versão de entrada, a Panamera 4 Sport Turismo custa 97.557 euros e vem movido por um motor V6 3.0 de 330 cavalos. Acima dela, o Panamera 4S Sport Turismo custa 120.048 euros e vem com um V6 2.9 biturbo de 440 cavalos.

Há também uma versão híbrida, que possivelmente será importada para o Brasil. Por módicos 112.075 euros, o Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo é movido por um V6 de 2.9 litros aliado a um motor elétrico de 136 cavalos. Essa combinação gera uma potência total de 462 cavalos. Nas duas versões topo de linha, a Sport Turismo é movida por um V8 4.0. Porém, uma é a diesel, e a outra, a gasolina. Respectivamente, Panamera 4S Diesel Sport Turismo por 123.975 euros e com 422 cavalos; e o Panamera Turbo Sport Turismo por 158.604 e com 550 cavalos.

Audi RS6 que se cuide- Porsche apresenta sua primeira perua, a Panamera Sport Turismo 1

No Brasil, a Panamera 4S chegou no mês passado por singelos 768 mil reais. As novas configurações Panamera 4 Sport Turismo e Panamera Turbo Sport Turismo também chegarão ao país, mas os preços ainda não foram divulgados.

Panamera Perua porsche Preços Sport Turismo Turbo

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!