Notícia

IPI reduzido pode ser prorrogado novamente

Publicado: 19 de dezembro de 2012 - Por: Redação

Da Redação

Até então, pelo o que sabíamos, a prorrogação do IPI reduzido deveria ter um fim junto com o ano de 2012. Entretanto, parece que as coisas não vão ser bem assim. O governo está estudando a possibilidade de prorrogar, mais uma vez, a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) cobrado na venda de veículos.

De acordo com os jornais Folha de S.PauloO Estado de S. Paulo desta quarta-feira, a intenção do governo é manter o incentivo para o crescimento da economia e evitar uma pressão sobre a inflação no começo de 2013, já que os preços destes itens subiriam sem o desconto.

Caso a medida seja confirmada, será a terceira prorrogação do benefício, que foi adotado em maio deste ano, e teria fim no mês de dezembro. De acordo com Folha de S.Paulo, a proposta da equipe econômica, encaminhada à presidente Dilma Rousseff, prevê uma diminuição gradual do benefício, para que ele seja eliminado até o final do primeiro semestre de 2013.

Atualmente, carros nacionais com motor 1.0 l não pagam o IPI, que antes era de 7%, por exemplo. Além do IPI, o setor de automóveis afirmou que os preços devem subir no próximo ano devido à regra de tornar item básico os airbags e freios ABS para 60% dos carros feitos no País - neste ano apenas 30% deveriam conter os acessórios obrigatoriamente.

Fonte: Terra

 

2012 automóveis Imposto sobre Produtos Industrializados IPI prorrogação do IPI reduzido veículos

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!