Notícia

Uber retoma testes de veículos autônomos após acidente no Arizona

Publicado: 28 de março de 2017 - Por: Redação

Desde o último sábado (25), a empresa Uber suspendeu todos os testes com veículos autónomos por conta de um acidente no Arizona, Estados Unidos, envolvendo um dos seus carros. Entretanto, nessa segunda-feira, 27, os testes foram retomados - mas apenas em São Francisco, na Califórnia.

A polícia confirmou a ausência de culpa do veículo autônomo da Uber, afirmando que o erro foi o motorista de um Ford Edge, que não deu a preferência ao fazer uma conversão à esquerda. Os veículos estavam trafegando em uma rua movimentada de mão dupla.

Uber retoma testes de veículos autônomos após acidente no Arizona 1

Por motivos de segurança, a Uber retirou seus veículos autónomos das ruas após o acidente. Além de Tempe, no Arizona, os carro também estão em testes em vias públicas de San Francisco, na Califórnia, e em Pittsburgh, na Pensilvânia. Até então, apenas os testes de São Francisco foram retomados.

É importante lembrar que os testes sempre contam com engenheiros nos bancos dianteiros, que, em casos necessários, podem retomar a direção do carro. O acidente deixa claro as limitações do sistema autônomo. No caso do Uber, o conjunto de sensores e câmeras é o Lidar, que gera uma visão 360º por lasers. E, ainda assim, essa visão “panorâmica” não foi capaz de prever tal acidente. O carro envolvido no ocorrido, um Volvo XC90, foi adaptado pela Uber para ser autônomo e começou a ser testado no fim do ano passado.

Acidente Lidar Testes Uber veículos autónomos

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!