O que para muitos soa como algo pretensioso, para o presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, não passa de uma meta que será alcançada em breve. O chefão da gigante alemã revelou recentemente que os planos de vender 10 milhões de veículos por ano até 2018, traçados ainda em 2007, serão alcançados antes do previsto. Com toda a sua pompa, o executivo disse ainda que a Volkswagen será a primeira montadora do mundo a comercializar essa quantidade de automóveis em 12 meses. A chave para bater a meta será continuar crescendo na Ásia e vencer a crise do mercado europeu.
Lá em 2007, quando a Volkswagen estabeleceu o seu plano de expansão, a empresa comercializava por ano cerca de 3 milhões de veículos, e, desde então, as vendas aumentaram em 50%. Até o fim do último mês de maio, mais de 3,8 milhões de automóveis já foram vendidos, um aumento de 6% em relação ao mesmo período de 2012 – ano em que 9,34 milhões de carros foram produzidos.
A região da Ásia, em especial a China, desponta como principal promessa de crescimento da Volkswagen. Só no ano passado as vendas no continente cresceram 23%, chegando a 3,17 milhões de carros, enquanto na Europa os números caíram 3%, fechando em 3 milhões de unidades. Atualmente, a Ásia é responsável por 34% das vendas do grupo VW, seguida da Europa com 33% e América do Sul com 11%.
Fonte: Carplace