O grupo Renault-Nissan, que engloba também as sub-marcas Infiniti e Dacia, anunciou oficialmente sua meta de vender 10 milhões de carros por ano no mercado global até 2016. No ano passado, o conglomerado de empresas atingiu a marca de 8,1 milhões de veículos.
Segundo especialistas do mercado, a Nissan - cujas vendas estão crescendo constantemente em regiões-chave, como os Estados Unidos e China - será responsável por maior parte dos 10 milhões de carros vendidos em 2016. Além disso, a montadora japonesa deve aumentar sua presença nos mercados emergentes após ressuscitar a marca de baixo custo Datsun. Detalhes oficiais do primeiro carro desta marca serão revelados em poucos dias.
A Renault, por sua vez, vai contribuir menos do que Nissan por estar mais afetada pela crise econômica que assola o mercado europeu há anos, mas está contando com sua marca Dacia para impulsionar as vendas em mercados emergentes na América Latina, Ásia e África. Lembrado ainda que a Renault-Nissan detém uma participação de controlo na AvtoZAZ e espera concluir a sua compra até o final do próximo ano. As rivals Toyota, GM e Volkswagen têm metas de vendas semelhantes para o meio da década.
Fonte: Carplace