O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião realizada nesta quarta-feira (18) que a Kombi não poderá ser produzida a partir de 2014 pela Volkswagen. Assim, a "velha senhora" deixa de representar a única exceção diante da lei que estabelece a obrigatoriedade de ABS e airbag para todos os veículos novos comercializados no Brasil a partir do próximo ano. “Seria um retrocesso a revogação da resolução”, afirmou o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
A permanência da Kombi no mercado chegou a ser sugerida por Guido Mantega, ministro da Fazenda: "o produto não tem concorrência. Não é caminhonete, não é automóvel. Não é veículo. É um produto diferente, sem similar.".
De acordo com Ribeiro, “há uma preocupação em elevar o padrão de segurança dos carros brasileiros. Estamos focados na vida e na segurança das pessoas. A solução para a vida das pessoas não pode prescindir destes equipamentos que comprovadamente reduzem a quantidade de vítimas nos acidentes de trânsito.”.
Portanto, os últimos exemplares da Kombi serão mesmo os da edição especial Last Edition, já que, de acordo com a própria montadora alemã, a "velha senhora" tem um projeto tão antigo que não é capaz de receber os equipamentos de segurança.
Fonte: NotíciasAutomotivas
