Pela primeira vez em mais de 10 anos o Volkswagen Gol figurou somente na terceira posição do ranking nacional dos veículos mais vendidos. A maior surpresa, entretanto, ficou por conta do novo líder: o modelo que desbancou o Volkswagen Gol não foi um hatchback popular, mas sim a picape Strada. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com 13.017 unidades emplacadas, a picape se tornou o primeiro comercial leve a assegurar a liderança geral de vendas no país.
“Houve demanda de frotistas e o lançamento da versão nova também estimulou a procura”, aponta Flávio Meneghetti, presidente da Fenabrave. Do total de emplacamentos da picape, cerca de 70% foram vendas diretas, feitas para pessoa jurídica.
A segunda posição do ranking ficou com o Fiat Palio. Agora no posto de nacional mais barato do Brasil, o Palio Fire contribuiu para o crescimento do modelo, que fechou o mês de março com 12.872 unidades emplacadas, seguido por Volkswagen Gol (12.545), Chevrolet Onix (12.245) e Fiat Uno (10.275).
Há pelo menos dois anos no topo do ranking dos veículos mais vendidos no Brasil, o Volkswagen Gol foi afetado pelo início da produção do up! na fábrica de Taubaté (SP). Além de “perder” consumidores para o lançamento, o veterano também teve o seu volume de fabricação reduzido com a chegada do compacto. Além disso, o fim da produção do Gol G4, que saiu de linha este ano por ter um projeto antigo que não suportava a adoção de airbags e freios ABS, obrigatórios em todos os veículos desde janeiro de 2014, também contribuiu para a queda nas vendas do modelo.
Na 13º posição da lista, o Hyundai HB20S (3.680) garantiu seu melhor posicionamento desde o lançamento. Já o novato up!, 24º em fevereiro, saltou 10 posições graças às 3.517 unidades emplacadas.
Entre os comerciais leves, VW Saveiro (4.383) e Ford Ecosport (3.483) completaram o pódio separadas por exatas 900 unidades. Na disputa pela liderança entre as picapes maiores, a vantagem da Chevrolet S10 (3.344) sobre a Toyota Hilux (3.052) caiu drasticamente.
Confira o top 50 dos automóveis e comerciais leves mais vendidos em março:
Fonte: Carplace