Da Redação | Fotos: Divulgação
Uma inédita transmissão automática de onze marchas foi registrada recentemente pela Ford através do órgão responsável por avaliar patentes nos Estados Unidos. O documento teve entrada no dia 4 de outubro de 2013 e revela três configurações diferentes do cambio, com distintas combinações de engrenagens, embreagens e freios. A marca afirmou que essa iniciativa trata-se apenas de uma forma de "proteção para novas ideias" e que não necessariamente a novidade poderá chegar ao mercado.

O CEO de uma das maiores fabricantes de caixas de marcha do mundo, a ZF, revelou durante uma entrevista concedida em novembro de 2012, que o "limite natural" para transmissões automáticas seria de nove velocidades, devido especialmente aos benefícios trazidos em relação ao peso extra e a complexidade elevada do sistema.

A montadora americana, porém, já pôs em cheque as declarações do executivo ao anunciar que a nova F-150 Raptor terá o câmbio de 10 marchas. E agora com essa nova patente, a Ford promete ir mais além.
Fonte: Carplace