Notícia

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv

Publicado: 12 de abril de 2017 - Por: Redação

Libertaram o demônio. O tão aguardado e comentado Challenger SRT Demon enfim saiu do imaginário e se tornou realidade para o público na noite dessa terça-feira (11), às vésperas do Salão de Nova York - evento que abre suas portas à imprensa nesta quarta-feira, 12. Pra atrair ainda mais olhares para o lançamento do modelo, a Dodge convidou o ator Vin Diesel, da série 'Velozes e Furiosos'.

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 1

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 6

Tratado pela Dodge como o modelo de produção mais potente do mundo, o Challenger Demon é dono de um motor V8 de 6,2 litros, o mesmo que equipa o Hellcat, mas com ajustes para gerar 840 cv no Demon. Para ser um verdadeiro demônio nas pistas, 'o carro de arrancada para as ruas' recebeu a instalação de um novo turbo, pistões, bielas e válvulas, bem como de duas bombas de combustível de duplo estágio. Outras modificações que visam uma maior da performance do Demon incluem o aumento limite das rotações para as 6.500 rpm e a adoção de três novas entradas de ar: uma no capô, outra no farol do lado do condutor e uma terceira no corte da roda. Ainda há, também, um ar condicionado para arrefecer o sistema de intercooler. Além de tudo isso, o Demon é quase 100 kg mais leve que o Hellcat - seu irmão mais comportado, digamos assim.

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 17

Todo esse conjunto com foco no desempenho garante ao Demon uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos, e, mais que isso, faz o carro chegar aos 400 m - partindo do repouso - em apenas 9,65 segundos.

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 5

Pra alimentar a fera, a Dodge recomenda o uso exclusivo, quando o carro estiver com o opcional “Demon Crate” - que adiciona um novo módulo de potência que liberta os 840 cv do Demon -, da gasolina de 100 octanas. No modo convencional, o carro deve beber gasolina de 91 octanas. Assim como já acontece no Hellcat, o Demon conta com chaves que selecionam os seus níveis de potência: a primeira limita sua potência em 500 cv e outra, com acabamento em vermelho, ativa o 'modo morte' e coloca os 808 cv com gasolina normal e 840 cv com combustível de maior octana na mão do condutor. A missão de jogar essa potência pras rodas fica por conta da renovada caixa automática TorqueFlite 8HP90 de oito velocidades, que inclui um conversor de binário revisto, com mais 18% de multiplicação. Em conjunto com o sistema TransBrake, consegue bloquear a transmissão antes do arranque, permitindo ao Demon acelerar até ao nível ótimo de 2.350 rpm. O Demon ainda usa pneus radiais de drag da Nitto, que permitem aumentar a força do arranque em 40% quando comparado ao Hellcat.

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 10

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 11

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 13

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 12

Ainda sem preço divulgado, o Challenger Demon tem previsão de estrear no mercado norte-americano entre junho e setembro deste ano. Serão feitas apenas 3000 unidades para os EUA, e mais 300 para o Canadá.

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 8

Challenger Demon sai da jaula com os seus 840 cv 16

Challenger SRT Demon Demon Dodge Vin Diesel

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!