Mesmo portando um bom conjunto mecânico, o Toyota Etios não conseguiu emplacar vendas satisfatórias no mercado indiano (para o qual foi desenvolvido) e brasileiro. O motivo disso está relacionado com o design sem inspiração e acabamento simplório (em especial o quadro de instrumentos central) que foi aplicado ao modelo. Em uma tentativa de se redimir com o consumidor Toyota, o chefe de design da marca, Tokuo Fukuichi admitiu durante o Salão de Tóquio, no Japão, que foram cometidos alguns erros na elaboração do projeto Etios, principalmente no que diz respeito ao visual do compacto, e prometeu: "vamos corrigir isso".
Segundo fontes ligadas à Toyota, os trabalhos para correção dos "deslizes" cometidos no Etios foram acelerados e a expetativa é colocar o resultado no mercado em menos de dois anos. Detalhes sobre a renovação do modelo ainda são desconhecidos, mas espera-se que a família Etios ganhe uma geração completamente nova até 2015.
Inicialmente prevista para 2016, a renovação do Etios poderá ser lançada já no fim do ano que vem ou, no mais tardar, início de 2015, tendo como primeiro mercado a Índia. O visual, totalmente renovado, será caracterizado por linhas joviais, agressivas e mais condizentes com a proposta do carro. O interior perderá o tão criticado painel central e será enriquecido com formas mais arrojadas, além de novos equipamentos e materiais mais nobres.
É provável, contudo, que o conjunto mecânico não passe por grandes alterações. A novidade ficará por conta da opção de um câmbio automático, configuração que já está disponível nos concorrentes do Etios.
Fonte: Carplace