Käfer, Beetle, Carocha. O VW Fusca é conhecido por vários nomes diferentes desde a sua criação e também recebeu inúmeras opções de motores até chegar ao atual 2.0 TSI. Hoje, o modelo é fabricado na plataforma PQ35 - a mesma do Jetta e Golf -, mas deve ser descontinuado em breve - ainda sem um sucessor à vista.
Em 1986, o Volkswagen Fusca deixou de ser produzido para dar espaço à produção de outros modelos – Fox e Santana. Voltou a ser produzido entre 93 e 96, a pedido do então presidente Itamar Franco. Depois disso, entre 97 e 2011, foi produzida a segunda geração do carro. A atual, considerada a terceira, começou a ser produzida em 2011, mas pelo jeito já tem prazo de validade certo: 2018 ou 2019.
O prazo também inclui o fim da produção do Volkswagen Scirocco. De acordo com Arno Antlitz, membro do conselho da marca, tanto o Scirocco como o Fusca são de uma classe de veículos 'emocionais', que, na situação atual do mercado, não têm grande interesse para a marca. Agora, a ideia é substituir essa classe por uma elétrica e reestruturar as perdas causadas pelo polêmico Dieselgate.